Colchão D33 x colchão de molas: saiba qual é o melhor para você (2023)
23 de janeiro de 2023 DicasO sono está diretamente ligado à nossa qualidade de vida, e ter uma noite mal dormida é sinônimo de cansaço, estresse e até mesmo dores por todo o corpo.
Dessa forma, é necessário fazer a escolha por um colchão de qualidade que proporcione conforto e tranquilidade para dormir bem e ter descanso bom e regulado.
Portanto, se você sofre de problemas com relação ao período de sono, e já faz muito tempo que não troca o seu colchão, é possível que essa seja a causa dos seus problemas noturnos.
Sendo assim, que tipo de colchão será capaz de sanar suas necessidades, proporcionar conforto no período em que dorme?
Nesse artigo traremos informações sobre duas categorias de colchões: o colchão de espuma – em específico, o D33, que é o mais comum –, e os colchões de molas.
O que significa D33?
Os colchões com densidade 33 ou, simplesmente com a sigla D33, dizem respeito à densidade do produto, sendo mais especificamente, a relação entre a quantidade de espuma contida no colchão por metro cúbico (m³).
De forma mais clara, é a densidade que define qual o suporte de peso que o produto suportará sem ficar deformado.
Por exemplo, a classificação D33 indica que 33 kg de espuma foram aplicados em 1 m³ (um metro cúbico) do colchão.
Assim, os produtos seguem essa sigla iniciada com D maiúsculo, e vão crescendo do número 18 até o 45, segundo o Instituto Nacional de Estudo do Repouso (INER).
Nesse sentido, a densidade se torna um fator muito importante no momento de escolher o colchão ideal para você. Visto que, de acordo com seu peso e altura, ou seja seu biotipo, um colchão pode ser adequado ou não.
Quanto maior e mais pesada uma pessoa for, maior deve ser a densidade do colchão escolhido por ela.
Porém, mesmo com uma noção básica sobre os valores de densidade da espuma de um colchão, é necessário ficar atento para não cometer erros.
É notório que um colchão inadequado pode comprometer o período de descanso, seu humor e até mesmo a condição física e mental do seu corpo.
No caso da densidade para a escolha do colchão para o casal é preciso levar em conta no cálculo a altura média simples das duas pessoas e adicionar o peso de quem tiver o maior valor.
É fazer da seguinte maneira para definir a altura média: some as duas medidas e dividir por dois. Depois é só procurar na tabela de biotipo qual densidade é a recomendada.
Por exemplo, um casal com as medidas de altura com 1,78 m e 1,69 m e pesos 76 kg e 90 kg, a procura na tabela será para 1,74 m e 90 kg. O colchão D33 atende à necessidade do casal.
Dessa maneira, procure saber tudo sobre as especificações que vão te ajudar a escolher o tipo de colchão ideal.
Quais as características do colchão de espuma?
Pelas normas definidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o colchão de espuma não pode ter em sua composição mistura de espumas.
No caso específico dos colchões D33, segundo a Tabela Oficial de Biotipo do INER, o produto atende a seguinte tabela:
Peso | Altura |
71kg a 80kg | 1,51m a 1,60m |
81kg a 90kg | 1,61m a 1,80m |
91kg a 100kg | a partir de 1,81m |
101kg a 120kg | acima de 1,90m |
Por isso, o colchão D33 é também conhecido como colchão “curinga”, por possuir ao menos uma característica que agrada à maioria dos consumidores.
Espumas no colchão D33
A espuma no colchão D33 segue padrões definidos pelo Inmetro.
Portanto, todos os fabricantes têm que possuir em seus colchões as certificações e estampar o selo de conformidade do Inmetro para comprovar que o produto possui a espuma D33.
Esta condição existe desde 2011, quando a Portaria Inmetro nº 79/2011 determinou a obtenção do registro como condição para a comercialização do produto em território nacional.
Além disso, o Inmetro entende que o regulamento para colchões é fundamental e contribui para que as espumas existentes nos produtos atendam às propriedades esperadas pelos consumidores.
Portanto, de acordo com o Inmetro, “com sua densidade, os colchões precisam ser suficientemente resistentes, promovendo a harmonização das relações de consumo e a concorrência justa no setor colchoeiro”.
Por fim, que “as regras para a nomenclatura de família, marca, modelo ou nome de colchão sejam as mesmas, evitando a prática enganosa de se inserir, no nome do produto, um numeral divergente das densidades nominais das lâminas de espuma utilizadas”.
Por que os colchões de molas são as melhores opções?
O colchão de molas é uma opção mais viável do que os colchões de espuma D33.
Isso porque os colchões de molas são desenvolvidos para proporcionar mais conforto, maior durabilidade e são mais acolhedores que os colchões de espuma de densidade.
Por exemplo, os colchões de molas podem durar de cinco a dez anos. Eles não se deformam com o peso do corpo, o que é determinante para um tempo maior de vida útil.
O colchão de molas é feito para suportar até 150Kg dependendo do tipo de molas e das camadas de espuma usadas em sua fabricação.
Conheça os tipos de molas para colchões
Quando pensamos em colchões de mola, a densidade já não é mais um fator tão relevante. O que realmente vai diferenciar no momento de escolher são as especificidades e o material que as constitui.
Existem várias subdivisões entre os colchões e suas molas, entre elas:
Molas individuais
São conhecidas pela tecnologia Bonnel ou LFK, que se diferem em algumas características.
No caso do colchão de mola Bonnel é oferecido uma maior flexibilidade ou “molejo” ao deitar. Essa tecnologia é indicada para pessoas mais leves de no máximo 90 kg.
Além do mais, o colchão de mola Bonnel é um modelo muito antigo, mas que ainda circula pelo mercado.
Já o colchão de mola LFK é mais firme, que suporta maior peso e possui menos flexibilidade.
Molas Contínuas
Esse modelo de colchão é muito utilizado nos Estados Unidos, e é caracterizado por suportar muito peso, chegando a 160 kg individual.
Esse estilo de mola forma uma espécie de grade que possui várias conexões e amarrações entre elas, e assim permite que o colchão fique mais firme e suporta maior peso.
Além do mais, esse formato de colchão de mola é mais utilizado por solteiros, visto que seu molejo se espalha por todo o colchão, o que pode ser incômodo para casais.
Molas Ensacadas
Está entre os modelos de colchões de molas mais procurados no mercado, ela é indicada para pessoas que não querem movimentação na cama ao dormir.
Isso acontece devido ao ensacamento dessas molas, feito geralmente por pano TNT (tecido não tecido produzido a partir de fibras desorientadas), que faz com que as molas amorteçam em apenas uma direção.
Por isso, o colchão de molas ensacadas é uma ótima opção para casais, visto que, o fato de as molas irem para apenas uma direção, permite que uma pessoa se mova de um lado sem que o outro também seja movimentado.
Dicas para testar qualquer colchão
Existem alguns erros comuns que as pessoas cometem no momento de ir comprar e testar seus futuros colchões.
Um deles é acreditar que quanto maior a densidade e mais duro for o colchão, melhor será para sua postura, porém a densidade gira em torno de vários parâmetros, não apenas a dureza.
Nesse sentido, a maciez também é uma característica das espumas.
Então, priorize sempre o equilíbrio, buscando por um colchão em que você não afunda de tão mole nem tenha seus músculos tensionados por ser tão duro.
Não fique apenas apertando o colchão com as mãos, ou com os joelhos, apenas isso não garante que você terá conforto ao dormir ou deitar nele.
Por isso, para verificar se o colchão realmente mantém sua coluna reta e segue as linhas do seu corpo, é necessário que você se deite nele.
Após se deitar, permaneça nessa posição por um tempo, sentindo desde as camadas superficiais até as mais profundas do produto.
Assim, dê preferência por comprar o colchão presencialmente, pois você terá ajuda de um especialista, que te conduzirá a conferir os diferentes tipos, e ainda poderá testar o colchão na íntegra.
Em caso de ser um casal, o ideal é levar o cônjuge junto, ou alguém que possua um peso parecido ao do seu parceiro (a).
Assim, vocês podem observar se a presença da outra pessoa influencia no seu conforto, para que encontrem um produto adequado ao peso do casal, e que garanta bem estar ao mesmo.
Qual é o melhor colchão: espuma ou mola?
Ao se deparar com o custo-benefício, os colchões de molas são muito mais vantajosos para a escolha de compra em relação aos de espuma como os de densidade D33.
Como foi descrito ao longo deste artigo, os colchões de molas possuem durabilidade maior que os de espuma e por se adequarem a diferentes biotipos, acomodam um casal com peso e estaturas diferentes, de forma mais confortável.
Pense em um casal em que cada pessoa tem um biotipo diferente, com altura e peso distintos. No caso de um colchão de molas, a dupla não precisa se preocupar com nada além do conforto no momento de escolher. Já com o colchão de espuma, é preciso fazer cálculos de altura e peso para comprar o colchão – e isso, provavelmente, fará com que alguém do casal não fique 100% confortável na hora do sono.
Resumindo: o fato de o colchão de mola atender a mais biotipos faz com que ele tenha uma vantagem competitiva no momento em que as pessoas vão adquirir um colchão.
Além disso, com o passar do tempo de uso, os colchões de espuma deformam, o que pode transformar em dores no corpo.
Esse tipo de transtorno não acontece com os colchões de molas. A uniformidade é sinônimo de conforto, acomodação melhor do corpo e sem a deformidade que atormenta a vida de quem é usuário do colchão de espuma.
Com o avanço dos estudos e a tecnologia disponível no mercado, os colchões de molas possuem várias opções que atendem a todos os públicos que buscam o período de sono tranquilo.
Isso se deve também a melhoria na estrutura em molas, que permite que o colchão responda com maior eficiência às diversas pressões exercidas pelo corpo.
Em relação à temperatura, com a circulação de ar na parte interna do colchão, fica sempre mais agradável, o que não é possível nos modelos de espuma.
Sob essa ótica, procure sempre fazer avaliações em relação às características citadas e esteja aberto a sugestões de quem já passou pela experiência de compra, ou de colchões D33 ou os de molas.