De quanto em quanto tempo devemos trocar o colchão | Personale Colchões

De quanto em quanto tempo devemos trocar o colchão

9 de julho de 2018 Dicas
personale-colchoes-de-quanto-em-quanto-tempo-trocar

Passamos um terço de nossas vidas sobre ele, dormindo, e outras boas horas durante a semana relaxando ou assistindo TV, por exemplo. Por isso, é ideal ter um colchão adequado, que proporcionará uma revigorante noite de sono e não prejudicará o seu corpo. Entre as principais preocupações relacionadas a esse tema está a frequência de substituição no decorrer do tempo.

Como eu sei que chegou a hora de trocar o colchão?

Não há uma regra fixa quanto à durabilidade de um colchão. A vida útil varia segundo o modelo, os materiais utilizados na fabricação, o fabricante etc. Em geral, a recomendação é de que os colchões de espuma e de mola sejam trocados a cada cinco anos, uma vez que a partir desta data sua saúde pode começar a ser prejudicada.

No entanto, muito além do tempo de uso do colchão, é preciso ficar de olho em alguns sinais para verificar se já é hora de substituí-lo. Confira nossas dicas abaixo:

Verifique se há desníveis na superfície

Um dos primeiros indícios de que a vida útil do seu colchão está chegando ao fim é a deformidade em sua superfície. Verifique se, após você levantar, o colchão ainda apresenta desníveis, mais popularmente conhecido como “buracos”, onde você passou a noite inteira deitado. Esse é o sinal mais visível de que seu colchão não atende mais às suas necessidades de bem-estar.

personale-colchoes-de-quanto-em-quanto-tempo-trocar2

Preste atenção ao seu corpo

Você frequentemente acorda de manhã com dores “inexplicáveis”, normalmente nas costas? Esse pode ser um indicativo de que o seu colchão não é mais capaz de oferecer o que seu corpo merece em termos de conforto, a ponto de começar a prejudicar o seu corpo.

Veja se há manchas com o passar do tempo

É comum seu colchão apresentar pequenas sujeiras com o passar do tempo, mas quando isso ocorre com frequência, é o caso de considerar uma substituição. O suor acumulado durante a noite pode tornar úmido o tecido do colchão. No acumulado dos anos, isso faz com que cresça a proliferação de microrganismos causadores de alergias.

personale-colchoes-de-quanto-em-quanto-tempo-trocar3

Não se esqueça de trocar a roupa de cama

Sabia que a roupa de cama também influencia na durabilidade do seu colchão? Pois é, o excesso de umidade em lençóis e travesseiros, por exemplo, deixam o ambiente da cama mais propenso à presença de ácaros, fungos e bactérias. Por isso, o ideal é trocar a sua roupa de cama pelo menos uma vez por semana e deixar o seu quarto bem ventilado. No entanto, cuidado com o sol: o contato direto do colchão com raios solares pode ressecar o material, diminuindo sua vida útil.

Notícias Relacionadas