Qual é o colchão ideal para quem tem escoliose?

9 de julho de 2018 Dicas
personale-colchoes-colchao-ideal-escoliose

A escoliose é a condição médica das pessoas que possuem um encurvamento anormal da coluna vertebral, o que provoca dor lombar e nas costas. As estimativas dizem que cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com a escoliose no Brasil, o que corresponde a quase 1% da população nacional. E na hora de dormir, por qual tipo de colchão essas pessoas devem optar para não piorar o problema?

Qual modelo escolher?

Segundo os especialistas da área da ortopedia, o mais indicado é encontrar um colchão que não seja nem muito rígido e nem muito mole. Na realidade, o padrão de consistência dependerá do peso da pessoa, por isso não existe uma resposta definitiva para esta pergunta.

Entretanto, há uma recomendação geral: a ideia é que a coluna fique o mais reta possível, para que não haja contratura muscular em um dos lados da coluna. Sendo assim, o colchão deve acomodar a coluna da pessoa com escoliose de modo que ela fique em posição anatômica, ou seja, sem nenhum desvio.

Preste atenção: colchões muito macios dão a falsa impressão de conforto, mas não são capazes de “segurar” a coluna da maneira correta. Nesse caso, reforçamos que a firmeza depende do peso e do tamanho de cada pessoa.

personale-colchoes-colchao-ideal-escoliose2

Faça um teste antes de comprar

Nossa sugestão é fazer algo que é muito comum em carros, mas que pouca gente lembra de realizar ao adquirir um colchão, que é testar antes de fechar a compra. Não tenha receio nem vergonha de ficar cerca de 5 a 10 minutos deitado no colchão que pretende comprar.

Perceba se você sentir algum desconforto enquanto esteve deitado ou alguma dor ao levantar. Troque de posição quando necessário e, caso identifique algum incômodo, converse com o vendedor para que possam encontrar o melhor modelo para você.

Fale com o seu médico

Se você tem escoliose, é provável que tenha um médico de confiança ou algum profissional de saúde que acompanhe o seu caso. Sugerimos que você converse com ele ou ela sobre sua intenção de adquirir um novo colchão para que você também possa receber alguma orientação ou dica por parte de alguém que conhece o seu corpo de maneira profissional.

Notícias Relacionadas